Afinal, Pilates aumenta massa muscular ou não?

Esta é uma duvida muito comum entre os alunos de Pilates e, por isso, tentaremos esclarecer esse questionamento.


No método Pilates, o foco sempre será o equilíbrio global entre elasticidade, bom posicionamento das articulações e força muscular. Todos os movimentos visam a totalidade do corpo, para melhorar flexibilidade do corpo, estabilizar as estruturas e aprimorar a resistência.

Com a realização dos movimentos em sua completa amplitude, é possível sim ganhar massa muscular, já que ativamos as células satélites (responsáveis pela produção de novas fibras musculares )pelo alongamento na junção miotendínea e através da contração submáxima.

Mas, o mais importante no Pilates não é a hipertrofia da musculatura superficial, e sim a melhora do tônus de todo corpo, maior ativação da musculatura profunda e, portanto definição da musculatura. Nós podemos identificar a troca das células de gordura por massa magra, maior definição da musculatura superficial, mas sem aumento expressivo em seu volume.  

Utilizamos o peso do corpo e a resistência das molas como carga os exercícios, mas não focamos em numero de repetições, apenas na realização harmônica do movimento. Por isso, se o foco é a hipertrofia de regiões especificas (coxas mais grossas, braços maiores por exemplo), o ideal é combinar as duas modalidades, para um ganho mais saudável.

E lembre-se sempre de estar acompanhado de um profissional qualificado, para evitar futuras lesões e, principalmente, para que seus objetivos sejam alcançados .

 

Leave a comment