A atividade física rejuvenesce

A verdade não é bem essa, apesar que, quando nos exercitamos, nos sentimos mais revigorados e cheios de energia. O que a atividade física faz realmente é retardar o envelhecimento. Pesquisas encontraram correlação em que pessoas que mais se exercitaram apresentaram marcadores de envelhecimento biológico que apareceram mais jovens do que aqueles sedentários.

Os estudos analisaram o telômero e a atividade física em indivíduos. Telômeros são as tampas de proteínas nas extremidades dos cromossomos humanos, e atuam como marcadores de envelhecimento e saúde geral. Toda vez que uma célula se replica, um pequeno fragmento de telômero é perdido, então eles ficam mais curtos com a idade. Segundo o cientista Larry Tucker, os telômeros encolhem mais rápido em algumas pessoas do que em outras, e que as pessoas com telômeros mais curtos morrem mais cedo e são mais propensas a desenvolver muitas de nossas doenças crônicas. As pessoas que fizeram exercícios intensos tiveram telômeros que sinalizaram cerca de sete anos menos de envelhecimento biológico, em comparação com pessoas que fizeram níveis moderados de atividade.

Então não é qualquer intensidade de exercício que mostrou esse benefício. As pessoas tiveram que fazer o equivalente a pelo menos 30-40 minutos de jogging por dia, cinco dias por semana. Fazer menos também apresenta benefícios do envelhecimento, mas não tão poderosos.

Conclusão: vamos nos exercitar!

Artigos:

http://advances.sciencemag.org/content/2/7/e1600031.full

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0091743517301470

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s