Você consegue ficar “sentado de índio”?

Hoje, 19 de abril, comemoramos o dia do índio! Por isso queremos saber: você acha confortável sentar-se de índio?

Esta posição é bem conhecida, onde fazemos rotação externa do fêmur e cruzamos as pernas de modo a deixar os pés presos.

Para a maioria da população brasileira esta é uma postura comum e muitas vezes confortável, pois desde a nossa infância somos educados a sentar desta maneira. Em outras culturas este posicionamento das pernas pode ser bem difícil e incômoda, como por exemplo para os orientais, que possuem o costume de sentar ajoelhados sobre os calcanhares, sem exigir a rotação do quadril e joelhos.
As diferenças culturais e religiosas podem interferir bastante em nossa postura, até mesmo nos gestos simples como sentar.
Por exemplo: pessoas que moram em sítios e /ou cultivam hortas, têm o costume de ficar na posição de cócoras com mais facilidade que pessoas pouco acostumadas a sentar no chão ou ficar abaixadas por longos períodos.

Não existe uma maneira correta de sentar ( com exceção da posição em W, que é proibido principalmente nas crianças!) precisamos estimular e melhorar o alongamento, a flexibilidade e a força de todo o corpo, sempre!

Por isso, colocamos abaixo algumas posturas comuns em culturas diferentes. Faça o teste e veja qual é mais confortável pra você!

Lembrando que devemos estimular mais as posturas incômodas, ficando nesta posição alguns minutos do dia, até que fique confortável 😉

Sentado de “índio”
Sentado de cócoras
Sentado sobre os calcanhares
Advertisements

2 comments

  1. “Não existe uma maneira correta de sentar ( com exceção da posição em W nas crianças!)”. Pensava que essa maneira em W fosse ruim.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s