Pilates e suas acrobacias!

Hoje, dia 27 de março comemoramos o dia do circo!

E o que isso tem a ver com o Pilates?

Mais do que você imagina!

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Isso porque estamos passando por uma transformação no modo como fazemos PILATES.

Antes tínhamos apenas o Pilates Clássico, que seguia a risca os movimentos propostos por Joseph em seu livro sobre contrologia; e o Pilates Contemporâneo, que busca a integração dos movimentos com os conhecimentos atuais de biomecânica e fisiologia.

Hoje temos muitas vertentes do método, que incluem a mistura com Yoga, exercícios funcionais, exercícios acrobáticos, circo, ballet, dança, etc.

E como saber se é bom ou ruim esta evolução no método?

Tudo depende da maneira como é realizado: muitas vezes alguns profissionais se utilizam da palavra “pilates” pois vende muito mais que apenas exercícios, ginastica, ou aulas de circo! Por isso é preciso tomar cuidado e conhecer bem o profissional, pois pode ser apenas marketing!

Entretanto, entendemos que é preciso evoluir, diferenciar as aulas para que não fique monótono e para que o corpo seja estimulado como um todo, sempre!

É preciso sempre moderação! Se você faz mais acrobacias e não exercita a respiração e o power house, então não está fazendo Pilates! Simples assim. Se por acaso você se interessa mais em ficar nas posturas acrobáticas do que no movimento para chegar nela, então talvez seja a hora de procurar uma outra atividade, mais dinâmica, como o circo, por exemplo.

Todas as modalidades de atividade física são ótimas, desde que realizadas da maneira correta! Lembre-se que no Pilates os movimentos, são sempre lentos, harmônicos, de acordo com o ritmo respiratório, com fluidez e com concentração, para focar a atenção no centro de força e nos músculos que estão sendo ativados! Qualquer exercício diferente disto, não é Pilates!

Entretanto, é possível, E RECOMENDADO, praticar atividades com foco diferente como Circo e Pilates, por exemplo. Estas atividades se completam já que temos consciência corporal e força extremamente interligadas nas duas atividades. Quem pratica pilates, sente muito mais facilidade nas aulas de circo, alem de diminuir o numero de lesões durante os movimentos.

Todas as atividades têm seus benefícios! Procure se informar sempre!modalidades-de-Pilates-4

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