Dia da Felicidade

Hoje é comemorado o dia Internacional da Felicidade!! 

Mas afinal,por que comemoramos a Felicidade?

Este dia, conhecido internacionalmente como `Day of Happiness`, foi instituído em uma Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2012 e tem como principal objetivo fazer com que as pessoas percebam a importância de ser feliz para poder conviver em paz; lembrando aos povos do mundo que evitem guerras sociais e conflitos, diferenças étnicas ou comportamentos adversos que comprometam a paz e o bem estar das pessoas.

A instituição da data é o reconhecimento da importância da felicidade para o ser humano, acima dos interesses econômicos e visa a demonstrar que o bem estar deve ser a meta universal para o homem e servir para a condução política dos povos.

Curiosidades sobre a Felicidade:

Definição do dicionário: Concurso de circunstâncias que causam ventura. Estado da pessoa feliz. Sorte. Ventura, dita. Bom êxito.

Butão, um minúsculo país da região Tibetana, vizinho da Índia e da China, cujo povo é de maioria budista, reconheceu publicamente a importância e supremacia da felicidade nacional sobre a renda monetária. Isso ocorre  desde a década de 70, quando o país adotou uma meta denominada “Felicidade Nacional Bruta”, considerando-a mais importante do que o Produto Interno Bruto – PIB. Ainda hoje o Butão pratica a busca da “Felicidade Nacional Bruta” e angaria a fama de ser o país onde reside uma das mais felizes populações do mundo, embora enfrente problemas sociais e financeiros, vivendo praticamente do turismo, por ser um país exótico e atrativo por suas crenças e cultura.

O Brasil é considerado o 22o pais mais Feliz do Mundo, segundo o Relatório Mundial de Felicidade, sendo a Noruega o país que ficou com o primeiro lugar

Estudos recentes mostraram que a felicidade não é uma sensação vaga, mas um estado físico do cérebro – que pode ser induzido! Portanto está intimamente ligada à respostas do corpo frente a doenças como hipertensao, diabetes, problemas cardiovasculares, etc.

A endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina são consideradas os “hormônios do prazer”, pois elas interferem no cotidiano de nossas vidas e estão relacionadas ao bem-estar geral. Por isso, os níveis hormonais adequados são essenciais para a saúde física e psicológica.

E você? é Feliz? Saiba que a Felicidade é um estado, e nunca é permanente! Por isso precisamos sempre buscar atividades, pessoas e lugares que nos deixam bem, para que possamos nos sentir felizes!!

 

elderly4

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s