Vamos sambar!

Está chegando o carnaval, então vamos focar nesse assunto. O artigo de hoje é sobre a comparação de força muscular e equilíbrio da ala das baianas com mulheres da mesma idade que não sambam.

baianas

A expectativa de vida no Brasil vem aumentando cada vez mais (67,3 anos para homens e 75,2 anos para mulheres) , aumentando o número de idosos, com isso, é necessário garantir a qualidade de vida dessa população. O aumento da idade vem acompanhado de perda de equilíbrio e massa óssea, que relacionam-se com maior número de quedas e fraturas.

Vários programas são oferecidos para os idosos para melhorar o equilíbrio e força, incluindo esporte e atividades culturais locais. Isso é importante para ter maior participação e comprometimento nas atividades, pois cria um contexto e respeito às tradições. Diversas danças culturais de outros países mostraram melhora do equilíbrio. E o samba?

O samba é uma dança brasileira que está muito presente no carnaval. E em toda escola, é obrigatório a ala das baianas, composta somente de idosas, normalmente usando o mesmo tipo de fantasia, que são os vestidos longos, largos, rodados pela estrutura circular, que podem pesar de 10 a 25 kg. A coreografia tradicional inclui caminhar em várias direções, rodar sobre o eixo coronal e transferir o peso de um membro para o outro.

Para o estudo foram recrutadas 110 mulheres: 55 da ala das baianas, e 55 que não dançavam, todas com idades semelhantes. Os critérios de inclusão foram: 1) ausência de problemas vestibulares, proprioceptivos, auditivos, ou neurológicos e/ou nenhum distúrbio ou problema mental; 2) sem uso de medicamentos que possa comprometer o equilíbrio; 3) ausência de lesões, cirurgias, ou doenças que podem causar limitações das articulações do tronco inferior, em um período prévio de 6 meses; 4) ausência de dismetria de membros inferiores; 5) presença clínica de marcha normal, sem claudicação; e 6) desempenho de valores normais em educação no teste Mini Mental State Examination.

Somente para o grupo das baianas, foram incluídos também esses critérios: 1) participação na ala das baianas por pelo menos dois carnavais; 2) ter participado regularmente dos ensaios de coreografia das baianas uma vez ou duas vezes por semana por 5 meses durante o período pré-carnaval; e 3) não ter participado em outra atividade física. Para o grupo controle, elas não deveriam se envolver em outros desfiles de carnaval e não participar de atividades físicas regulares.

O que foi encontrado é que as mulheres que participam da ala das baianas apresentam melhor desempenho de oscilação postural com os olhos fechados. No entanto com olhos abertos e força muscular, elas obtiveram resultados semelhantes às mulheres do grupo controle. A conclusão é que os programas de atividade física para idosos precisa apresentar exercícios de fortalecimento e equilíbrio clássicos, complementando com atividades como o samba que envolve improvisações motoras, pois essa combinação parece ter influência positiva nos idosos.

 

 

Artigo na íntegra aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s