Pilates e Dança: Par perfeito!

O Pilates e a dança caminham juntos desde a formação do método. Em seus estudos para criação da Contrologia, Joseph Pilates agregou e modificou muitos movimentos após começar a trabalhar com bailarinos.

Após sua morte, foi uma bailarina quem continuou seu legado e manteve o método como conhecemos nos dias de hoje. Apesar das variações no método, de acordo com cada escola de formação, alguns dos movimentos mais conhecidos (e básicos!) do método, se parecem com movimentos de dança, principalmente o balé.

A dança é “a arte de movimentar expressivamente o corpo, seguindo movimentos ritmados”, sendo uma das formas de expressão de sentimentos mais antigas usadas pelo Homem. Quando dançamos ativamos inúmeros grupos musculares simultaneamente e sincronicamente, para que possamos apreciar a beleza do “todo”e não apenas um movimento especifico.

A prática do Pilates pode ser uma ótima aliada para quem dança, uma vez que todos os exercícios precisam ser realizados com precisão, com fluidez e de forma harmônica. Alguns movimentos se parecem muito com dança, mas não seguimos o ritmo de uma música, e sim da respiração, o que torna a velocidade de execução particular a cada individuo. Alem disso, o método estimula sempre o controle do centro de força, para uma melhor postura em todas as atividades, inclusive dançando!

Quando ativamos o centro de força poupamos as articulações das sobrecargas e, portanto, de possíveis lesões! Portanto se deseja melhorar sua performance na dança ou no Pilates, faça os dois!!Com certeza terá satisfação garantida em ambas as aulas.

E lembre-se sempre de procurar profissionais qualificados!danca              extensao

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s