Envelhecer com saúde

Quando falamos em envelhecimento já nos vêm a cabeça a imagem de um idoso, frágil, com cabelos brancos, enrugado e com pouca mobilidade. Mas não é bem assim: algumas células de nosso corpo já começam a envelhecer a partir dos 27 anos! Pode não parecer, mas a partir desta idade o metabolismo já começa a se modificar e a reprodução de novas células também. O envelhecimento biológico envolve mudanças fisiológicas, anatômicas, bioquímicas e hormonais, acompanhadas de gradual declínio das capacidades do organismo. Entretanto, o que irá definir como você será no futuro (um idoso sadio ou não) são as atividades que pratica HOJE, no seu dia a dia – não só físicas, mas também  mentais e sociais. Já é comprovado, por exemplo, que nossa habilidade de aprendizado se desenvolve muito bem , pelo menos, até os 60 anos.

Envelhecer é um processo natural do corpo humano, mas é possível que isso aconteça sem ter associações com doenças físicas e/ou mentais, basta que se comece a estimular o corpo e a mente antes de sua deterioração- não é preciso ficar doente para se cuidar!

Essa é a grande questão quando nos referimos à 3a  idade: a diferença entre senilidade e senescência. A senescência é o processo de envelhecimento natural do corpo, de acordo com a programação genética de cada individuo. O idoso SADIO está passando por esse processo, diferente da senilidade (ou idoso senil), onde o envelhecimento é patológico, com danos à saúde física e mental, decorrente de doenças e maus hábitos de saúde.

O processo de envelhecer traz  mudanças físicas (como produção lenta de hormônios), mas também sociais e comportamentais, como por exemplo a Aposentadoria, que geralmente acontece na faixa dos 65, 70 anos e estão relacionados à nova fase da vida, que, para muitos é sinônimo de uma vida incapacitante e degenerativa. Deveríamos tratar a aposentadoria como uma recompensa por anos de trabalho para a sociedade e economia, entretanto, muitas vezes associamos os aposentados aos incapacitados.

Acontece que a população mundial esta ficando cada vez mais `velha`e precisamos nos adaptar à essa nova realidade. Precisamos de serviços especializados para a 3a idade, seja médico- hospitalar ou para atividades de lazer e trabalho.

A atividade física é um dos meios mais baratos e mais saudáveis para melhorar a nossa saúde. Para o idoso, a atividade física é de fundamental importância, pois ameniza a velocidade de envelhecimento do corpo, principalmente nos aspectos cognitivos e físicos, incluindo novamente o idoso à comunidade.

Já se convenceu que está envelhecendo?

Então não espere chegar à terceira idade para cuidar de si! Cada dia é essencial para sua saúde no futuro!

Procure sempre um profissional qualificado e de confiança para realizar atividade física. E o mais importante: divirta-se SEMPRE!

Day_80_-_A_Pain_in_the_Neck_(2347498204)

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s