Tenho Insônia?

Muitas pessoas procuram ajuda médica devido a problemas no sono. Esses distúrbios geralmente já duram anos, mas a insônia em si não é uma doença que cause risco de vida. No entanto ao comparar pessoas com o sono regular, pessoas com insônia apresentam mais hospitalizações, ansiedade, depressão, fibromialgia e propensão para álcool e abuso de outras substâncias.

A insônia pode ser a incapacidade de permanecer dormindo, dificuldade de adormecer e o despertar anormal pela manhã. Normalmente, pessoas que sofrem desse distúrbio apresentam uma ansiedade crônica elevada ou depressão cognitiva, e incapazes de parar de pensar ou se preocupar na hora de dormir. Isso se torna um ciclo: preocupam-se com a insônia, o que os mantém mais acordados, e depois se preocupam em como se sentirão cansados durante o dia.

Se a insônia dura mais que 3 semanas é preciso estratégias comportamentais, técnicas de relaxamento e se preciso, medicamento. Quando o sono é restaurado, a pessoa se sente mais alerta, e a menos sinais clínicos de depressão e ansiedade durantes o tempo acordado.

Abaixo encontra-se algumas estratégias de bons hábitos de sono:

  • Acorde na mesma hora todo dia, independente da hora que foi dormir;
  • Vá para a cama somente se estiver com sono;
  • Estabeleça rotinas de relaxamento antes de dormir;
  • Exercite-se regularmente e mantenha-se ativo;
  • Organize seu dia com horários regulares para comer, atividades ao ar livre com luz solar que ajuda a sincronizar o ciclo circadiano;
  • Evite café, nicotina, álcool, calor excessivo, e fome perto a hora de dormir;
  • Se cochilar, tente cochilar no mesmo horário todo dia;
  • Quando deitar para dormir, relaxe seus músculos, principalmente sua face, articulação têmporo-mandibular e respire devagar e de forma contínua;
  • Se não conseguir dormir em 20 minutos, levante-se e só retorne à cama quando estiver com sono.

 

Fonte: Foundations for osteopathic medicine/edited by Robert C. Ward et al. – 2nd ed. 2003.

 

 

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