É preciso dormir!!

Com a volta da rotina de trabalho/estudos pós festas de fim de ano, é natural que o sono esteja desregulado, por isso é importante manter uma rotina, para que seus hábitos retornem sem sofrimento.

O sono é um fator importantíssimo para a saúde e bem estar geral. Uma noite mal dormida pode resultar em perda de concentração e de memória, alterações hormonais e alimentares, ansiedade, irritabilidade, entre outros sintomas, até mesmo acidentes (principalmente automobilísticos).

insonia-2

Dormir é essencial para:

  • regulação da temperatura corporal
  • restauração de substancias pelo corpo
  • repouso para diversos sistemas do corpo, pela diminuição dos batimentos cardíacos, da respiração e da atividade cerebral;
  • produção de hormônios essenciais como insulina, hormônios da tireoide, corticoides, hormônio do crescimento, leptina e grelina (controladores da fome) entre outros;
  • consolidação da memória e do aprendizado;

E muitas outras funções que mantem o corpo em equilíbrio. Por isso é tão comum a existência de tantas doenças relacionadas ao sono.

As mais comuns são:

  • ronco
  • apneia do sono
  • insonia
  • bruxismo do sono
  • narcolepsia
  • parassonias ( sonambulismo, terror noturno, etc)
  • síndrome das pernas inquietas, etc.

sono

Mas como saber se você tem um sono reparador?

Para quem sofre de insonia é mais identificar as alterações durante o dia e a queda de rendimento nas atividades,  pois sabe de onde vem esse ‘cansaço’. Para quem dorme mais de 6 horas por noite e ainda assim acorda cansado ou fadigado pode ser mais difícil identificar a causa.

Os sintomas para os distúrbios do sono são muito variados, e, para se descobrir a causa exata, existem diversos tipos de exames e tratamentos, que só um especialista consegue diagnosticar.

É sempre muito comum que a parte psicossocial esteja associada às alterações fisiológicas, por isso também, um trabalho multidisciplinar é de extrema importância.

Como ter um sono restaurador?

A rotina de dormir e acordar sempre nos mesmos horários ajuda bastante o organismo, alem disso algumas dicas podem ajudar a melhorar seu sono:

  • só vá para cama no horário de dormir, não use-a para trabalhar, ver TV ou ler;
  • evite comer antes de dormir ou ingerir alimentos excitantes (como cafeína)
  • Não faça atividade física próximo de seu horário de dormir;
  • Faça atividade física  diariamente!

Se você tem alguns desses sintomas ou sente que não esta dormindo bem, procure um médico especialista em sono. Alem disso algumas áreas da fisioterapia também ajudam bastante no tratamento, como a fisioterapia respiratória, a reeducação postural e a microfisioterapia.

Espero que após esse breve resumo você possa dormir melhor e mais tranquilo!

 

 

 

 

 

 

 

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