Como funcionam os hábitos?

Existem hábitos bons e ruins. Estamos sempre tentando substituir um pelo outro, muitas vezes sem sucesso. Procuramos uma fórmula fácil de mudar um hábito, porém existem milhares de maneiras, mas não é impossível.

Vamos expor a teoria de Charles Duhigg, retirado do livro “O Poder do Hábito”.

(http://charlesduhigg.com/how-habits-work/)

Então para mudar um hábito, temos que primeiramente entendê-lo. O primeiro passo para isso é entender a rotina. Pesquisadores identificaram um ciclo que é a base para qualquer hábito:

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  • A deixa, que leva a
  • A rotina, que leva a
  • A recompensa, que desencadeia novamente a deixa.

A fim de entender o hábito, precisamos identificar cada ponto desse ciclo, e assim, conseguir intervir pontualmente para a mudança. A rotina é a mais fácil de ser identificada pois geralmente é o que queremos mudar. De acordo com o exemplo do livro, o autor tinha o hábito de ir na cafeteria toda tarde e comer um cookie, enquanto conversava com outras pessoas. Isso fez com que ele engordasse. Ele conseguiu observar que a rotina dele era ir toda tarde à cafeteria, mas por que?

Isso nos leva ao segunda passo, que é entender a recompensa. A recompensa dele era o cookie. O interessante dessa fase é entender se realmente era necessário o cookie, ou se qualquer outra atividade é válida. Para isso precisamos experimentar, mesmo que leve dias, semanas. Então seguindo a mesma ideia do autor, ao invés de comprar um cookie, compre uma fruta; ou vá para outro lugar e não à cafeteria. Tente ajustar o exemplo com seu caso. Assim vamos entender se a necessidade do cookie era por causa de uma pausa, ou fome, ou uma vontade de se socializar, etc. Teste de 4 a 5 recompensas diferentes, e após, escreva as primeiras palavras que vier à cabeça para tomar consciência, e entender seus sentimentos. Ligue um alarme para 15 minutos mais tarde e pense se ainda precisa do cookie. Se sim, vai precisar testar mais recompensas. Caso contrário, mais um ponto entendido.

O terceiro passo é encontrar a deixa. É o passo mais difícil porque o ambiente em que vivemos é tão cheio de informações que afetam nosso comportamento. Muito do que fazemos é porque estamos acostumados com o local, a hora, mas não porque realmente precisamos ou queremos.E como descobrimos então? De acordo com os estudos, a deixa para o hábito se encaixa normalmente em 5 categorias: localização, horário, estado emocional, outras pessoas e ação precedente imediata. Para descobrir a deixa, iremos responder cada pergunta assim que a vontade da rotina aparece, por alguns dias seguidos, até encontrarmos a resposta em comum de cada dia.

O quarto e último passo é traçar uma plano após descobrir os 3 componentes do hábito. Saber qual será a rotina que será aplicada a fim de conseguir a mesma recompensa. E se esforçar para isso. Pode demorar alguns meses para se tornar um hábito, porém uma vez que dominamos todo o esquema, conseguimos ter controle e poder sobre nossas vidas.

 

 

 

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