Quais são os efeitos das férias?

Mais de dois dias sem trabalho já podem ser considerados como férias. Elas são um período de recuperação do trabalho muito eficaz devido a dois motivos:

  • o primeiro motivo reflete uma liberação direta das exigências de trabalho do dia a dia. As férias permitem a mudança de ambiente que ajudam as pessoas a se desligar psicologicamente do trabalho e de outras atividades rotineiras.
  • o segundo motivo está na vontade das pessoas se engajarem em atividades revigorantes. As férias são uma oportunidade de passar um tempo em atividades de sua própria escolha, como hobbies e atividades familiares.

Assim as férias são consideradas boas para a saúde e bem-estar, mas quanto tempo depois que acabam, quando o trabalho volta, que esses efeitos se prolongam?

Geralmente nas férias, as pessoas viajam, fazem exercícios ou realizam atividades que a satisfaçam. O estudo teve como objetivo avaliar essas condições, como afetam no bem-estar e quanto tempo restam o efeitos.

Uma revisão de literatura foi realizada para entender o assunto, mas ainda não há muitos artigos com dados suficientes para chegar a uma resposta clara. O que foi entendido com todo o estudo é que as férias impactam positivamente, mas ainda de forma fraca no bem-estar, pois os efeitos positivos não duram muito (entre 2 a 4 semanas).

Então, vamos tentar aproveitar cada férias, cada final de semana e fazer sempre experiências satisfatórias e boas para a nossa vida.ferias-sindico

 

 

Artigo na íntegra está aqui.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s