Cuidados com exercícios no calor

No artigo de hoje vamos discutir sobre recomendações para treinar e competir no calor. Para o artigo na íntegra, clique aqui.

Cuidados com exercícios no calor

calorr

Quando nos exercitamos no calor, o corpo realiza ajustes de termorregulação, aumentando o fluxo sanguíneo e o suor para permitir a dissipação do calor para o ambiente, porém isso pode levar a desidratação durante o exercício prolongado.

A seguir são recomendações e estratégias para adotar para melhorar a performance durante o treino no calor, minimizando os risco de doenças secundárias a esse ambiente.

  • Realizar a aclimatação ao calor: seria ideal se exercitar em um ambiente com um temperatura fixa, mas no caso de corrida de rua, exercícios em campos abertos, estamos sujeito ao clima local. Temos que pensar se vamos em alguma competição no verão, precisamos estar acostumados a nos exercitar no calor. Então a aclimatação exige alguma duração mínima e individual. Cada corpo reage ao calor de uma maneira diferente.
  • Hidratação: antes de treinar no calor é preciso que nos pré-hidratamos. Durante o exercício devemos continuar nos hidratando, e finalmente a reidratação pós exercício junto com as refeições. Se a perda de líquido foi intensa durante o exercício, muitas vezes é necessário realizar a reidratação com bebidas específicas.
  • Estratégias de resfriamento: pode ser realizado externamente com gelo, toalhas, imersão em água ou ventilador, ou internamente com ingestão de líquidos frios ou raspas de gelo. O pré-resfriamento pode beneficiar atividades esportivas envolvendo exercícios prolongados (corrida de longa distância, tênis, ciclismo, etc.). Métodos internos podem ser realizados se forem também aplicados métodos de resfriamento externo nas pausas. Em lugares que não são úmidos, pode ser usado ventiladores e vestimentas que esfriam o corpo, que podem esfriar o corpo de forma efetiva sem prejudicar a temperatura muscular. Todo método de resfriamento deve ser individualizado.

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s