Saúde do Homem

Como novembro é o mês dedicado aos cuidados com a saúde dos homens, falaremos sobre este assunto. Nós sempre ouvimos que homens não gostam de ir ao médico, que só procuram ajuda quando estão muito ruins ou com muitas dores, que eles não se cuidam, etc. Mas será que é mesmo assim?

pergunta

É fato que as mulheres ainda vivem mais que os homens,  que ELES têm mais chances de adquirir doenças cardiovasculares, que procuram menos os serviços de saúde, por “falta” de tempo ou por uma percepção errônea sobre sua infalibilidade física e mental. Além disso, os homens são mais propensos a se envolver em acidentes automobilísticos, homicídios, e mortes relacionadas à violência física; talvez por essa mesma percepção.

Mesmo crescendo a cada dia a porcentagem de homens que se preocupam com aparência física, com estética, com a moda, ainda são poucos os que praticam atividade física regularmente e fazem check up ao menos 1 vez ao ano.

A campanha para o câncer de próstata é super importante para conscientização, já que este é o segundo câncer que mais causa mortes entre os homens (em primeiro lugar esta o câncer nos pulmões), principalmente acima dos 50 anos. Se o diagnóstico fosse realizado precocemente, com certeza o número de óbitos seria bem menor.

Hoje em dia existem médicos especializados na saúde do homem, clínicas públicas e privadas voltadas somente para a saúde deles, etc.

É preciso que todos os homens busquem hábitos mais saudáveis e que todos ao redor (mães, filhas, esposas, etc) estimulem os cuidados médicos. Não existe “Super-Homem” de verdade! Todos precisam de acompanhamento para uma vida saudável.

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment