Exercício físico e álcool combinam?

O álcool é, sem duvidas, a droga mais consumida hoje em dia; inclusive entre os atletas. Há vários estudos comprovando os efeitos prejudiciais do álcool no desempenho físico, que sugerem que o consumo de álcool diminui o uso de glicose (açúcar) e aminoácidos pelos músculos esqueléticos, interfere nos depósitos de energia e altera o metabolismo durante o exercício.

Além disso, o uso continuo do álcool, causa desidratação e sobrecarrega os rins, aumenta a hipoglicemia,  causa alterações cardíacas (por distúrbio de água e eletrolitos) além de prejudicar a longo prazo o fígado e o sistema nervoso central.

Para quem deseja praticar atividade física, o ideal é esperar cerca de 72 horas após o consumo de álcool, para que não prejudique sua capacidade muscular e respiratória e acabe trazendo lesões musculares durante e pós treino. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, fazer atividade física não acelera o metabolismo do álcool, pois a quantidade eliminada pelo suor e urina são mínimas.

Para quem pratica atividade física com frequência, a boa notícia é que existem evidências que o exercício pode atenuar os efeitos do álcool no corpo, reduzindo seus efeitos oxidantes.

O ideal é ter consumo mínimo a moderado de álcool e perceber quando a necessidade de ingerir bebida alcoólica se torna um vício, uma necessidade.  Se você gosta de beber com amigos, apreciar uma bebida, faça-o sempre com moderação e lembre-se de praticar atividade física constantemente, para que os efeitos lesivos desta droga sejam amenizados no organismo.

 

alcool-x-exercicio

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s