A dor do trabalho pesado.

civil

No dia de hoje, vamos falar sobre o trabalho pesado, definido pela atividade em que há maior execução de força além de maior gasto energético.  Nesses casos, os funcionários têm suas funções voltadas em sua maioria para atividades manuais, geralmente com manipulação de pequenas e grandes cargas.

Dentro dessa classificação, um dos fatores que mais afeta a saúde do trabalhador é a necessidade de manuseio de cargas repetidas vezes durante o período de trabalho, associado às posturas adotadas durante a realização dessas atividades, detalhe crucial para integridade física e psicológica dos indivíduos.

Estudos apontam que 80% da população adulta terá ao menos 1 episódio de dor lombar na vida, 30% a 70% dos acometidos apresentam recidivas, e 30% das lesões ocorrem no manuseio de peso, por origem ocupacional.  Em atividades de trabalho pesado, predominam movimentos de flexão anterior, lateralização e rotação do tronco, além da repetição desses movimentos associados a força exacerbado.

Para prevenir possíveis disfunções e lesões musculoesqueléticas, é necessário a redução ou possível eliminação dos riscos para o trabalhador. Desse modo indica-se considerar o auxílio de equipamentos eletrônicos, rotatividade entre as atividades e pausas, a fim de diminuir a sobrecarga do trabalhador.

No entanto, mesmo com a introdução desses equipamentos, é necessário que haja um processo de educação para a postura adotada no momento em que há o manuseio da carga, evitando flexão da coluna e priorizando flexão de joelhos se aproximando do objeto desejado.

Veja como realizar esse movimento:

postura_04

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s