Existe DNA de campeão?

Esta semana postaremos um editorial da revista Fapesp sobre os avanços da genética no esporte.
O link do artigo completo vc encontra aqui http://revistapesquisa.fapesp.br/2016/06/14/dna-de-campeao/

Cada vez mais estudos tentam provar que certas mutações genéticas podem fazer grande diferença na prática esportiva.
Quando pensamos em mutação genética, geralmente relacionamos à doenças ou problemas de saúde.
O que poucos sabem é que a maioria das mutações é não patológica e conhecidas como polimorfismos.
Em mais de 3 mil trabalhos científicos publicados nos últimos 10 anos, polimorfismos em 240 genes humanos, cerca de 1% do total de nossa espécie, foram associados ao menos uma vez a uma questão que será extensamente debatida nas Olimpíadas no Rio de Janeiro: o desempenho esportivo dos atletas. Isso porque a possível influência da maioria dessas alterações genéticas sobre a prática de esportes ainda é vista como tênue ou de difícil comprovação. Algumas dessas mutações, no entanto, seriam promissoras candidatas a se tornarem marcadores genéticos, uma assinatura molecular, do DNA de potenciais campeões.
No Brasil vários estudos pretendem montar um banco de dados com o DNA dos atletas e cruzar estas informações, para que seja possível identificar os pontos fortes de cada atleta e os pontos a serem trabalhados, visando sua evolução.
Grosso modo, o escore molecular indicaria se a maior vantagem física do esportista é a resistência, um requisito para provas de longa duração, ou a força/explosão muscular, que geralmente se traduz em grande velocidade em termos competitivos. Ou, ainda, se ele seria um caso intermediário entre os dois extremos.
O objetivo é montar um banco de dados com informações genômicas específicas de esportistas brasileiros que possam ser úteis para nortear a escolha da atividade esportiva mais indicada para cada indivíduo, além de ajudar na descoberta de talentos esportivos em idade precoce e servir de guia para melhorar o treinamento e o desempenho dos atletas em atividade

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s