Você sabe o que é Doping genético?

A terapia genética foi criada para ajudar pessoas doentes, alterando a composição genética. Um indivíduo com um gene que tem mau funcionamento, tem o gene substituído por uma cópia funcional do mesmo gene. E assim também funcionaria o doping genético, sendo a terapia usada em pessoas que não precisam dele, com o objetivo de tornar os indivíduos melhores do que eles mesmos, e assim, melhor que todos, alterando a sua composição genética. Mas ainda são necessários muitos estudos.

O doping genético é semelhante a drogas para melhorar o desempenho convencional, mas pode ter efeitos permanentes, tanto ruins como bons, e ser muito mais difícil de se detectar.

doping_genetc_func

A composição genética é importante para o desempenho esportivo. Ela corresponde a 50% à resposta ao treinamento, e a manipulação dos genes poderia criar novos genes, podendo criar atletas sobre-humanos.

Porém a terapia gênica mal executada pode nos fazer doentes. Há também a possibilidade de efeitos fora do alvo, em que o processo da terapia altera alguns dos nossos genes saudáveis, com a criação de efeitos laterais inesperados.

Atualmente, pelo menos, 181 ensaios clínicos de terapia genética estão ativos nos EUA e mais de 2.000 em todo o mundo. Muitos deles se concentram em tratamentos para a anemia ou doenças de atrofia muscular, que poderiam vir a ser utilizados para melhorar o desempenho dos atletas. Há também evidências de que o mundo do atletismo já estendeu a mão para a tecnologia de doping genético. Mas ainda não está claro se já temos ou não atletas que usam o doping genético.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s