O período pós competição

E acabaram os jogos olímpicos… mas enquanto esperamos pelos jogos paralímpicos, vamos entender o que acontece no período de recuperação muscular.

anthony-ervin-relay-ap-rio-olympics-swimming_webf

Após grandes competições, os atletas precisam fazer uma recuperação ativa. Eles não podem ficar simplesmente de pernas para o ar, comendo tudo que têm vontade. Existe um treinamento e um cardápio próprio após as competições. Existe um grau elevado de exigência muscular, principalmente em eventos como a Olimpíada, que se não for dado a atenção devida, poderão surgir lesões e dores importantes.

Então primeiramente os atletas precisam de uma boa noite de sono e acordar sem despertador para começar. Dormir com qualidade ajuda no equilíbrio hormonal e recuperação do corpo. A rotina de hidratação que se mantém, antes e durante a competição, precisa ser mantida após. E já sabemos como a água nos faz bem.

Seria bom comer tudo que aparecesse na frente após uma grande competição, mas é preciso evitar comidas processadas e bebidas alcoólicas que contem muitas toxinas que fazem mal ao corpo e desaceleram a recuperação. Comidas proteicas são muito boas para essa fase.

E realizam uma rotina de exercícios que melhoram a circulação sanguínea nos músculos, acelerando a recuperação. E muitas vezes adotam também exercícios de liberação miofascial e massagens relaxantes.

Tudo é em menor quantidade nesse período, porém necessário, para voltar a treinar com o corpo saudável e ser ouro na próxima competição!

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s