Um pouco de golfe…

Todo mundo sabe que para jogar golfe é necessário um taco, uma bolinha, um buraco e muita técnica. Para acompanhar os jogos de golfe nas olimpíadas, aqui vai um pouco sobre o esporte…

Na verdade ele está retornando…

O golfe vive um momento histórico: após 112 anos de ausência, está de volta aos Jogos. Antes disso, esteve presente em apenas duas edições – Paris 1900 e St. Louis 1904. No Rio 2016, estão em disputa dois torneios: masculino e feminino, ambos individuais.

 

De onde e quando surgiu?

Não se sabe com certeza de onde surgiu o golfe. Há registros de jogos similares com o golfe no Egito e China antigos. Porém é na Escócia que existe a mais antiga prova real da existência do golfe, em 1457, quando o Rei decidiu proibir o jogo que prejudicava o treino militar necessário à defesa do reino, contra os ingleses.

A palavra golfe provém do inglês golf que, por sua vez, vem do alemão kolb, que significa taco. O esporte foi se difundindo pela Escócia, depois todo o Reino Unido e Estados Unidos.

 

Como são as competições?

As competições de golfe são geralmente pontuadas em função do stroke play (menor número de tacadas individuais), ou pelo match play (pontuação mais baixa em cada buraco individual durante uma ronda completa de um jogador ou de uma equipe).

O objetivo do jogo consiste em embocar a bola no menor número de tacadas possível, em buracos estrategicamente colocados em distâncias variadas, com início em local pré-determinado. O golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores. O jogo normalmente é disputado em percurso de 18 buracos, e quem totalizar o menor número de tacadas ao terminar os 18 buracos é o vencedor. Os jogadores caminham ao ar livre pelo menos 4km por jogo. Uma partida costuma durar em média 4 horas.

 

Como é feita a pontuação?

Existe uma média de tacadas da saída até o buraco, cujo nome é “par do buraco”. A somatória total do par de todos os buracos dá origem a outro valor, o “par do campo”. Assim a pontuação segue segundo a tabela abaixo:

Nº de tacadas Termo especifico Definição
-3 Albatross (ou double-eagle) Três tacadas abaixo do par
-2 Eagle (ou double-birdie) Duas tacadas abaixo do par
-1 Birdie Uma tacada abaixo do par
0 Par Número de tacadas igual ao par
+1 Bogey Uma tacada acima do par
+2 Double bogey Duas tacadas acima do par
+3 Triple bogey Três tacadas acima do par

O par do buraco é usado no Stroke play e o par de campo no Match play.

Vamos acompanhar o Brasil no golfe!

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s