Ativação das células adiposas no frio

Hoje trouxemos um artigo publicado pelo Dr. Lichtenbelt na revista New England  Journal of Medicine em 2009. Este trabalho nos fala sobre a ativação das celulas de gordura pelo frio, em pessoas saudáveis. Você encontra o  artigo completo aqui.

Este estudo nos mostra que o frio, não é tão ruim quanto as pessoas imaginam para praticar exercícios e, principalmente para acelerar a perda de gordura corporal.

O tecido adiposo castanho, estudado na pesquisa, tem como principal característica ser termogênico, ou seja, regular a produção de calor e conseqüentemente a temperatura corporal. Ao contrário do que se pensava nas últimas décadas, de que esse tipo de adipócito estava presente apenas em bebês, novos estudos  mostraram que sua quantidade em adultos não é tão pequena.

 Foi realizada uma análise sistemática da presença, distribuição e atividade do tecido adiposo marrom em homens magros e obesos durante a exposição à temperatura fria.Foi analisada a atividade do tecido adiposo marrom em relação à composição corporal e ao metabolismo energético.

Foram estudados 24 homens saudáveis – 10 magros (IMC<25) e 14  com sobrepeso ou obesos (IMC, ≥25) – sob condições térmicas estáveis (22 ° C) e durante a exposição ao frio leve (16 ° C). A atividade do tecido adiposo foi observada em 23 dos 24 indivíduos (96%) durante a exposição ao frio , mas não sob condições termicamente controladas. A atividade foi significativamente menor nos indivíduos com sobrepeso ou obesos do que nos indivíduos magros ( p = 0,007) . IMC e percentual de gordura corporal tiveram correlações negativas significativas com tecido adiposo marrom , enquanto taxa metabólica de repouso teve uma correlação positiva significativa .

Como conclusão o autor nos apresenta a importância do tecido adiposo marrom para reduzir a obesidade, e sua ativação na regulação termogênica em situações de baixas temperaturas.

Este autor também é responsável por vários outros estudos, que correlacionam baixas temperaturas com ativação do tecido adiposo e tratamento para obesidade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s