Usar quente ou frio?

Há muita confusão sobre esse tema. Quando usar quente ou frio em dores, e algo que muitas vezes é algo simples, acaba se transformando num transtorno.

O gelo é usado em lesões, para diminuir a dor da inflamação (ao invés de usar medicamentos) que é um processo natural e saudável do corpo, porém dolorido. Quando usado em espasmos musculares, o gelo pode piorar o espasmo.

O calor é usado em músculos, dor crônica e quando estamos estressados. Se não há um processo inflamatório, então o calor ajuda a relaxar a musculatura e acalmar o sistema nervoso. Uma sensação de aconchego para a mente. Quando há a inflamação, e usa-se calor, a lesão e o edema pioram podendo deixar a dor mais intensa.

E se a pessoa tiver intolerância ou ao calor ou ao frio, esses não serão úteis; a pessoa está com frio, e usar o gelo só vai deixá-la mais desconfortável, e com o calor a mesma coisa.

download

 

Então o que faço quando me lesiono?

Se você sofreu uma lesão, envolvendo um trauma evidente, ou um grande esforço seguido de uma dor intensa repentina, use o gelo. Pelo menos até 72 horas após a lesão. Após isso o gelo já não terá utilidade.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s