Efeitos da água alcalina, da dieta e outros fatores para a saúde.

 Hoje falaremos sobre um artigo mais alternativo, publicado na revista “Alternative Therapies in Health and Medicine”  Encontre o artigo aqui mas que muitas pessoas já ouviram falar a respeito ao menos uma vez. Neste artigo o autor discute a questão de acidose crônica, que pode ser provocada por 2 fatores:

1) o avanço da idade, com o consequente declínio da função renal;

2) dieta adotada. Uma dieta mais ácida pode induzir acidose metabólica de baixa qualidade, provocando constantemente pequenas diminuições no pH sanguíneo e no bicarbonato plasmático (HCO3-). Estes permanecem dentro da faixa considerada normal, mas, se  a duração da acidose é prolongada ou cronicamente presente, mesmo um baixo grau de acidose pode tornar-se significativo.

Este artigo apóia a evidência de que o consumo de alimentos alcalinizantes abundantes pode resultar na melhoria da densidade mineral óssea e da massa muscular, na proteção de doenças crônicas, na redução de células tumorais e metástases; e excreção eficaz das toxinas do corpo.

A água alcalina (mineral) tem papel importante para a evitar a acidose crônica e seus malefícios. Pessoas que consomem água com um elevado nível mineral apresentam menor incidência de doença cardíaca coronária, doenças cardiovasculares e câncer, além de taxas de mortalidade totais mais baixas.O consumo de água alcalina pode também prevenir a osteoporose e proteger as células beta pancreáticas com seus efeitos antioxidantes.

Por fim, o artigo discute a relação da carga bacteriana do trato digestivo, com a alcalinidade do sangue. Quanto menos bactérias, maior é alcalose. Essa mudança ocorre através de uma boa higiene oral com uso do fio dental nos dentes, em mastigar bem os alimentos e através do bom funcionamento intestinal. 

De qualquer maneira é um ótimo artigo para rever os conceitos sobre a agua que consumimos, os alimentos e o alto indice de doencas auto imunes e de alteração celular.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s