Torcicolo… já sofreu disso?

Torcicolo é o nome que as pessoas dão para a maioria das dores no pescoço. Porém o torcicolo em si é uma dor transitória, o qual o indivíduo apresenta limitação nos movimentos da cabeça e pescoço.

torcicolo1

O torcicolo geralmente é um sintoma de algo pré-existente, seja nas vértebras, músculos, ligamentos, discos ou nervos. É necessário um exame clínico várias vezes auxiliado por imagens para o melhor diagnóstico.

Há também o torcicolo congênito, no qual o bebê ficou com a cabeça na posição errada durante o desenvolvimento fetal, ou se houve falha no suprimento sanguíneo para a musculatura do pescoço. Esse geralmente trata-se logo na infância, com fisioterapia e muitas vezes cirurgia.

Agora no frio, muitas pessoas sofrem desse sintoma, pois encolhem os ombros, o que leva a maior tensão na musculatura do ombro e pescoço, e isso somado a pré-existência de outros problemas cervicais desencadeia o torcicolo.

Então para prevenir esse sintoma, procure ficar na postura correta, exercitar cabeça e pescoço, e se agasalhar bem no frio. Se sofre ou já sofreu, procure um especialista.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s