Você conhece a Ginástica Holística?

Hoje falaremos sobre um método de Reeducação Postural que ainda é pouco conhecido e divulgado aqui no Brasil: a Ginástica Holística.

Foi criado pela médica e fisioterapeuta Lily Ehrenfried (Berlim, 1896 – Paris, 1994) e consiste em um vasto repertório de movimentos, posturas e automassagem.

ghA Ginástica Holistica (GH) é um método de reedução postural, focado em restaurar a harmonia do corpo para as atividades cotidianas. Este método baseia-se no despertar da propriocepção, da aprendizagem sensório-motora e auto-consciência. Tem como objetivos realinhar as estruturas do corpo, melhorar a mobilidade das articulacoes, a flexibilidade e força muscular. Traz relaxamento físico e mental, devolvendo ao corpo suas funções normais, a fim de aliviar dores, prevenir doencas, e aperfeicoar as habilidades físicas.

O tratamento com GH é realizado após uma avaliação física, e seus movimentos visam o equilibrio da musculatura, ativando a musculatura profunda, e diminuindo a sobrecarga nos músculos superficiais. Em um unico movimentoenglobamos o relaxamento, o alinhamento postural, o alongamento e a tonificação, sendo o corpo solicitado em sua integralidade.

Dessa maneira, não há restrições para o tratamento, independente da idade, sexo e patologia. Os exercícios previnem e tratam diversas lesões como: por esforço repetitivo, hérnias de disco, lesões nas articulações, enxaquecas, distúrbios do sono, stress, entre outras dores.

Na ginástica holística, os movimentos não são demonstrados, para que o paciente adquira uma melhor consciência corporal. O trabalho é realizado levando-se em conta o alinhamento do corpo e o caráter global dos movimentos. Os movimentos agem simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, trazendo benefícios tanto ao corpo quanto à mente, melhorando de maneira geral a qualidade de vida dos praticantes. Além disso, os exercícios podem ser reproduzidos em casa, trazendo maior independência.

Mas para melhor que conhecer o método é preciso experimentá-lo!

Procure um profissional capacitado pelo método e sinta os benefícios deste trabalho corporal.

sprain

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s