Leite não previne Osteoporose!

O consumo de leite de vaca e seus derivados faz parte da alimentação da maioria dos brasileiros, sendo um dos poucos alimentos acessíveis a quase toda população, mas o que ainda é muito controverso é sua real função na prevenção da osteoporose e outras doenças cronicas.

Muitos estudos científicos não comprovaram o aumento do cálcio no organismo pela ingestão do leite.  Além disso, ao contrário do que se pensa, pesquisam mostram que países que consumem pouco leite possuem menor incidência de osteoporose e fraturas ósseas.

O leite é um alimento rico em cálcio, mas a afirmativa de que ele previne osteoporose é extremamente controversa. O estudo de Hegsted et al (2001)  mostra que produtos lácteos não fazem parte da dieta da China e do Japão, e esses países possuem duas das menores taxas de osteoporose do mundo.

Este artigo que apresentaremos hoje foi realizado em uma região da Suécia durante 20 anos (estudo de coorte). Observou-se que o consumo de leite em não reduziu o risco de fratura, principalmente de quadril. Alem disso, a alta ingestão de leite foi associada a maior mortalidade nas mulheres e maior incidência de fraturas em homens e mulheres.

Entretanto, muitos estudos ainda são necessários para comprovar a eficacia do leite.

O que já sabemos e’ que pessoas com osteopenia precisam praticar atividade física, a fim de estimular novas células ósseas, para melhorar o equilíbrio e diminuir risco de quedas.

Para mais informações acesse o artigo original aqui

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s