Você sabe o que é escoliose?

escoliose

Primeiramente, escoliose não é uma doença. É o nome dada a curvaturas para os lados da coluna; quando vista de trás, a coluna parece uma linha reta, mas quem tem escoliose, é possível ver desvios laterais. A coluna pode aparentar o formato de um “C” ou “S” normalmente.

A maior causa de escoliose na população em geral é idiopática, mas também pode ser congênita, neuromuscular ou degenerativa.

A escoliose em si não causa dor. A chance de uma pessoa com escoliose apresentar dor na coluna é igual a uma pessoa sem escoliose. No entanto, quem tiver escoliose, é bom fazer acompanhamento para verificar que ela não está aumentando. Somente em casos severos de escoliose, há problemas cardiorrespiratórios entre outros funcionais.

Portanto não se desespere quando te falarem que você tem escoliose. Faça exercícios que melhorem sua coluna, mantenha um peso saudável, corpo forte e alongado. Sua vida, pode seguir normalmente!

 

Relato pessoal:

Desde a primeira vez que fui em um ortopedista em 1990, quando eu fraturei minha perna, descobri que tinha escoliose. Como eu era nova, me indicaram natação. Eu já nadava, e continuei. Fiz balé, jazz, sapateado, judô, caratê. Fui crescendo, acompanhando a evolução da escoliose. Nada melhorava, nada piorava, e assim continuei com minhas atividades normais. Muitas vezes que minha radiografia da coluna era vista por alguém que não sabia que era minha, achava que a pessoa no caso tinha muita dor e não conseguia fazer nada. Nunca tive dor na coluna, mas não descuido. Nesse tempo ainda parei as outras atividades, e comecei escalada e circo. Faço Pilates e tento manter o peso estável. E assim vou vivendo.

Leave a Reply

