Olhos:janelas do corpo

Os olhos são responsáveis pelo sentido da visão; mas não apenas por isso. Estão localizados dentro das cavidades ósseas da face, denominadas órbitas. A função principal dos olhos é converter as ondas de luz emitidas ou refletidas por objetos em impulsos elétricos, que serão enviados ao cérebro.

A informação visual não depende apenas de “ver”, mas sim de compreender e interpretar o que foi visto. Por isso, o sistema visual é  um complexo mecanismo formado por músculos, nervos, vasos sanguíneos, e outras estruturas, capazes de conectar o meio externo ao sistema nervoso central.

olho

Dessa maneira, os olhos participam de diversos sistemas do corpo, auxiliando no controle postural estático e durante movimentos, no posicionamento da cabeça e do corpo no espaço, e em muitos outros ajustes. Mas, mesmo tendo um papel fundamental para a manutenção da postura correta, não nos preocupamos com os olhos.

Assim como alguma disfunção nos olhos pode mudar o posicionamento do corpo, a reciproca é verdadeira. O posicionamento da cabeça  e coluna cervical, por exemplo, podem modificar a posição dos olhos e sobrecarregar os músculos responsáveis pela movimentação do globo ocular e, como resultado, causar dores de cabeça, enxaquecas, dor cervical, labirintite, enjôos, irritação nos olhos, embaralhamento da visão, entre outros sintomas.

Muitas vezes, preferimos movimentar a cabeça ao ler um documento, ao invés de fixar a cabeça e movimentar apenas os olhos. Sempre que fixamos o olhar, alteramos nosso sistema de equilíbrio e labirinto; aumentamos a tensão nas regiões adjacentes, levando a mais desequilíbrio músculo esquelético e sobrecarga das estruturas, causando dor (ou mais dor)!

O ideal é manter os olhos relaxados até mesmo durante as atividades, assim como manter um bom alinhamento da coluna vertebral, posição da cabeça e, até mesmo, dos pés.

Para saber se os músculos dos olhos estão tensionados, faça o teste:

Feche os olhos e movimente o globo ocular para direita e esquerda e depois para cima e para baixo, sempre com as pálpebras fechadas. Se sentir dificuldade ou algum incomodo durante esses movimentos, significa que precisa relaxar os olhos e melhorar sua postura!

Fisioterapeutas especializados em reeducação do corpo e da postura são os mais indicados para tratar essas dores. Exercícios simples de relaxamento dos olhos e e orientações sobre a postura podem ser suficientes5 para alivio das dores.

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s