Por que operar a coluna?

A dor nas costas é uma das maiores queixas de dor em todo o mundo. Dividida em cervical, torácica, lombar e sacro-coccigea; a coluna vertebral tem papel fundamental para:

  • sustentação, flexibilidade e manutenção da postura
  • proteção da medula óssea e nervos espinhais;
  • estabilidade do corpo para locomoção, etc.

Mesmo tendo um papel essencial para manter o corpo saudável, poucas pessoas se preocupam em fortalecer e estabilizar suas estruturas. Só o fato de ficar na muito tempo sentado de maneira errada, todos os dias, já pode sobrecarregar (e muito!) a coluna vertebral e todos os músculos, ligamentos e nervos que estão interligados.

Junto com a má postura, há a fraqueza dos músculos que sustentam essas vértebras e a sobrecarga constante, que pode variar muito conforme o trabalho ou atividade física que realiza. Quando não consegue mais se adaptar surge entao as dores! e com elas as disfunções.

As doencas mais comuns da coluna são as alterações do disco intervertebral (abaulamentos, protusoes, hérnias), as compressões do canal vertebral, as listeses (escorregamento das vertebras) e as artroses.

Uma vez que a patologia esta instalada há sempre uma duvida: ficarei com dor o resto da vida? é possivel viver sem dor após um diagnostico alteração cronica? quanto tempo demora para passar a dor?

E com tantas dúvidas, muitas vezes optamos pela solução mais “rapida” que podem ser as intervenções cirurgicas. Mas, na maioria das vezes elas sao precipitadas e muitas vezes desnecessárias.

O mais importante é descobrir a “causa” real da alteração, ou da compressão. Caso contrario, a cirurgia terá só um efeito  paliativo. Muitas vezes apenas com medicação e fisioterapia, é possível ficar 100% sem dor para o resto da vida.

Por isso, se estiver com alguma dor na coluna, não deixe que essa dor se torne insuportável para procurar ajuda, e deixe que o procedimento invasivo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s