Prevenção de perda funcional em fratura de punho em idosos

Esse estudo tem a intenção de melhorar o tratamento e prognóstico das lesões por fratura osteoporótica em idosos.

A fratura no punho estão entre as mais comuns entre idosos com osteoporose, e para o tratamento, ficam imobilizados no mínimo duas semanas. Após a remoção da imobilização que começam as sessões de fisioterapia e terapia ocupacional. No entanto, o punho e a mão, por consequência, são membros muito utilizados, e com bastante representação cerebral. A perda funcional se equipara a uma fratura de quadril. Quando imobilizados, podem levar a complicações como síndrome complexa regional dor, rigidez, lesão do nervo, tendão e ligamentos, redução importante na amplitude de movimento, atrofia muscular, e perda de representação movimento.

O estudo de Langer et al. mostrou uma diminuição na espessura cortical no motor principal esquerdo e área somatossensorial, bem como uma diminuição da massa cinzenta no trato corticoespinhal esquerdo após pelo menos 14 dias de imobilização do membro.

Outros estudos mostram que a entrada sensorial não resulta exclusivamente de movimentos efetivamente realizados. Imaginar movimentos (mapas mentais), observar e aprender (terapia do espelho) também geram informações sensoriais.

 

O objetivo deste estudo é verificar a eficácia da formação diária de imagens com movimentos do braço afetado, através de mapas mentais (TM) ou com o braço saudável, pela terapia do espelho (TE).

Os pacientes receberam ou um programa domiciliar de 6 semanas de TM ou de TE. O grupo controle foi instruído a realizar técnicas de relaxamento. Além disso, todos receberam a terapia convencional.

A descrição do métodos encontra-se no artigo na íntegra, aqui.

Os resultados ainda não foram divulgados, no entanto, a revisão bibliográfica sugere que a TM e a TE podem contribuir na prevenção da perda funcional.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s