Síndrome do Túnel do Carpo

A Sindrome do Tunel do Carpo (STC) é a neuropatia compressiva mais comum, melhor definida e mais estudada. É caracterizada pela compressão do nervo mediano, na região do túnel do carpo por qualquer proliferação tenossinovial, anormalidade da articulação do punho, tumor ou anomalia muscular. Por este canal passam, além do nervo mediano, mais 9 tendões flexores, o que deixa o espaço muito vulnerável a inflamações, que pode levar à edema e aumento da pressão dentro do túnel.A prevalência da STC varia de 51 a 125:100 000, ocorrendo mais frequentemente no sexo feminino, entre 40 e 60 anos.


As principais causas de compressão do nervo mediano são: Lesão por Esforço Repetitivo (LER), causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatóide), hormonais( hipotiroidismo/ menopausa), diabetes e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas da síndrome.

O diagnóstico clínico e eletrofisiológico precisos, com tratamento precoce, conduzem à cura completa na maioria dos casos

Os sintomas dessa síndrome variam desde sensação de dor, dormência na mão, falta de força para segurar objetos, aumento de dor a noite, falta de coordenação na mão e punho; até hipersensibilidade ao frio e perda de massa muscular, nos casos mais severos.

O tratamento cirúrgico nem sempre é a melhor solução, pois o ideal é descobrir a causa da disfunção, que pode não estar no punho. Muitas vezes não é realizado o diagnostico correto e as pessoas acabam fazendo a cirurgia mais de uma vez, sem melhora dos sintomas.

Geralmente as síndromes do túnel do carpo estão relacionadas a alterações no posicionamento do ombro, coluna cervical e cabeça, fazendo com que a compressão e sobrecarga venha “ de cima para baixo”.

O tratamento mais eficiente pode ser aquele associado a melhora postura, alongamento e fortalecimento de toda musculatura do braço e, melhora da ergonomia no trabalho.

Abaixo colocamos 2 testes para diagnostico da síndrome do túnel do carpo. Caso você sinta formigamento ou dor em algum dos teste procure um fisioterapeuta para avaliação e tratamento.

Manobra de Phalen:Flexione ao máximo os punhos com o dorso das mãos encostando um no outro, como na foto abaixo, e veja se consegue permanecer na posição por alguns segundos.


Teste de Tinel:Pressione o nervo mediano na região do túnel do carpo, conforme indica a imagem, e note se sente algum formigamento ou dor na ponta dos dedos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s