Articulação do ombro

Esta semana falaremos sobre a articulação do ombro, suas particularidades, principais causas de dor e como tratá-las.

A articulação do ombro é formada pelos ossos da escapula, clavícula e úmero. Trata-se de uma das articulações mais complexas do corpo. Por ter uma grande amplitude de movimento, sua estabilidade é muito importante e realizada por músculos, tendões e ligamentos, trabalhando em equilíbrio com outras articulações; para conseguir realizar os movimentos com eficiência e sem sobrecarga.Qualquer mudança no posicionamento e biomecanica desta articulação pode afetar outras articulações mais distantes como coluna cervical e torácica, posicionamento da cabeça, sobrecarga de cotovelo e punho,e até mesmo da pelve, por exemplo.

As lesões mais comuns no ombro estão relacionadas a sobrecarga, como tendinites, bursites e inflamações em geral. Muitas vezes dores nos cotovelos e punhos são solucionadas por meio do fortalecimento e estabilidade desta articulação. Até mesmo excesso de trabalho, stress, ou situações que desencadeiem ansiedade e tensão, podem ser gatilhos para as crises de dor de cabeça, na região cervical e nos ombros. Além disso, rigidez nos ombros pode influenciar na diminuição da mobilidade das costelas e, portanto, prejudicando a respiração e o aporte de oxigênio em todo o corpo.

Avalie se seu ombro esta bem posicionado (não enrolado para frente, ou com um ombro mais elevado que outro), se sente esta articulação crepitar, estalar ou doer em algum movimento, se há rigidez em algum movimento e, se necessário, procure um profissional qualificado para indicação de exercícios de estabilização e fortalecimento.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s