Quem te mantém em EQUILIBRIO?

Quem respondeu CEREBELO acertou! Na verdade todos os sistemas do corpo humano trabalham em conjunto para manter todas as partes do corpo em pleno funcionamento e homeostase; mas o Cerebelo é responsável pelo equilíbrio do corpo, literalmente!

Ele esta localizado na parte posterior da cabeça e cada pedaço deste “pequeno cérebro” conecta-se com algumas funções como: movimento dos olhos, controle do movimento voluntario, equilíbrio, propriocepção , coordenação dos movimentos, cálculo das forças da marcha (largura do passo, distancia, altura) e, aprendizado motor (regula o movimento e os torna automáticos).

Este órgão é capaz de aprender a cada novo estimulo e se corrigir, para que o gesto motor seja melhorado da próxima vez que for executado; alem disso torna os movimentos automáticos. De forma geral, pode-se entender que o cerebelo é a região do cérebro que capta os impulsos sensitivos das articulações, tendões, músculos, além de receptores do equilíbrio e visuais.

Embora sua massa ocupe apenas 10% de volume do encéfalo, o cerebelo é responsável por funções extremamente importantes em nosso corpo, como, por exemplo, coordenar as complexas sequências dos músculos esqueléticos.
Existem muitas causas de afecções cerebelares, como: atrofias, neoplasias, doenças mielizantes, infecções, intoxicações (por álcool principalmente), traumatismos. Por isso é preciso uma boa avaliação física, para se descobrir a origem da doença e, principalmente seu prognostico,

Uma vez que o cerebelo não é capaz de se regenerar, é preciso criar adaptações para estabilizar o avanço da lesão, usando áreas remanescentes do cerebelo e criando novas conexões com o córtex motor, com o objetivo principal de manter a funcionalidade e a segurança (equilíbrio) ao realizar tarefas diárias.

Afecções do cerebelo podem causar os seguintes transtornos ao corpo: distasia, dismetria, tremor cinético e postural, disdiadococinesia, ataxia, astenia, disartria, entre outros.

Por isso é tão importante trabalhar diferentes estimulos ao cerebelo, com mudancas de atividades automatizadas, movimentos novos (atraves de exercicios diferentes e desafiadores, com uso de força muscular, coordenação motora e destreza) e treino de equilibrio em diversas bases de apoio.

O pilates é um método completo, capaz de unir todos os estimulos de forma lúdica e com grandes efeitos sobre a funcionalidade do corpo, principalmente em pessoas com alguma alteração ou disfunção cerebelar.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s