Entorse de tornozelo e Terapia Manual

Hoje trouxemos um artigo sobre entorse de tornozelo  que relata a eficácia do tratamento manual associado a exercícios, para melhora da lesão nesta articulação.

O artigo intitulado “Manual Physical Therapy and Exercise Versus Supervised Home Exercise in the Management of Patients With Inversion Ankle Sprain: A Multicenter Randomized Clinical Trial” foi publicado no “Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy” em julho de 2013.

Trata-se de um estudo clinico randomizado, realizado com 74 mulheres que sofreram entorse de tornozelo em inversão. As pacientes foram reavaliadas logo após o tratamento de 4 semanas e após 6 meses, para verificar a manutenção do quadro.

ankle

Melhorias em todas as medidas de resultados funcionais e a nota de dor foram significativamente maiores em ambos os períodos de acompanhamento de 4 semanas e 6 meses em favor do grupo que realizou o tratamento com terapia manual e exercícios, comparado ao grupo que realizou o programa de exercícios em casa.

A conclusão do estudo nos mostra a importância do tratamento correto nos casos de entorse em inversão e que, apesar de bem comum entre pessoas fisicamente ativas ( incidência anual de 7 lesões a cada 1000 pessoas); ainda tem uma taxa alta de dor e incapacidade  a longo prazo. Além disso, a chance é de quase 80% de sofrer uma nova lesão após entorse.

Dessa maneira, qualquer lesão no tornozelo, deve ser avaliada e tratada corretamente, para evitar novos entorses e outras lesões decorrentes.

Para quem tiver interesse no artigo segue o link abaixo:

http://www.jospt.org/doi/abs/10.2519/jospt.2013.4792?url_ver=Z39.882003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed&

Boa leitura a todos!

Até a próxima

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s