Revisao de Literatura: Bruxismo

Para quem deseja saber um pouco mais sobre o bruxismo e como identificá-lo, segue o resumo de artigo sobre o assunto.

O bruxismo é um hábito comum e de etiologia multifatorial. Pode ocorrer durante o sono ou em vigília, mas é necessário diferenciá-lo para o melhor tratamento.

O sistema mastigatório precisa executar suas funções necessárias com danos mínimos para as estruturas. No entanto, alguns contatos dentários inadequados têm efeitos inibitórios sobre a atividade muscular funcional. A Oclusão afeta a função dos músculos da mandíbula, que por sua vez afeta as funções de articulação temporomandibular. Assim, quaisquer alterações na oclusão do paciente terá um efeito sobre a ATM músculos da mandíbula.

Alem da oclusão, existem outros fatores etiológicos distinguíveis de bruxismo como: Fatores psicossociais (estresse), características comportamentais, fatores centrais e fatores externos como doenças, traumas, tabagismo, álcool, ingestão de cafeína, drogas ilícitas e medicamentos; distúrbios do sono (apnéia do sono e ronco), com envolvimento do sistema dopaminérgico. Uma coisa parece certa: Não há um único fator que é responsável por bruxismo.

A terapia mais utilizada é realizada com uso de placa oclusal, mesmo não sendo consenso geral de que trate a causa, ainda está sendo usado por muitos profissionais. O que é cada vez mais evidente é que não existe um único tratamento  eficaz para eliminar ou reduzir até bruxismo.As consequências patológicas deste distúrbio variam desde desgaste dentário, trauma oclusal e hipertrofia dos músculos mastigatórios, até alterações na posição da cabeça e cervical, distúrbio de sono, entre outros. O diagnóstico correto é muito importante para traçar o melhor tratamento, que deve ser sempre multidisciplinar. 

Abaixo segue o artigo completo para leitura:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4295445/9

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s