Bruxismo…Você sabe o que é?

Não, não tem relação com bruxaria.

Bruxismo-wikipedia

O termo é originário do grego “brychein”, que significa o ato de ranger os dentes. Tanto crianças como adultos podem sofrer, mas é mais comum em adultos entre 25 a 44 anos.

Normalmente as pessoas que sofrem de bruxismo são informadas que apresentam o problema por outras pessoas, como pais e cônjuges, pois normalmente o ranger dos dentes acontece durante o sono, e o barulho pode até acordar quem dorme ao lado.

O comum é a pessoa apresentar dores na articulação da mandíbula, na cabeça, ouvido, sensibilidade nos dentes e cansaço durante o dia. No entanto algumas não apresentam nenhuma queixa, mas ao observar a dentição é possível ver o desgaste que é causado nos dentes.

As causas não são bem definidas, mas acredita-se em uma somatória de fatores, como má oclusão dentária, desalinhamentos posturais e estresse. Álcool e drogas também podem levar ao bruxismo. Há estudos que sugerem fatores hereditários.

O tratamento geralmente é realizado com o dentista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e alguns casos psicólogos. Ao desconfiar do bruxismo, procure logo ajuda especializada. Não é uma doença grave, porém podem causar danos irreversíveis principalmente nos dentes, gengivas e articulação da mastigação.

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s